Eu Nasci de Novo!
- IGREJA IBR
- 1 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. João 3:3-5
Gostaria neste dia memorável para nossa comunidade “ Igreja Batista Restauração”, dia em que realizaremos nossos primeiros batismos refletir nesta passagem do evangelho de João que inicia seu relato com algo conhecido e uma experiência universal que é o nascimento natural. Quando olhamos para o termo traduzido por “de novo” também significa “do alto”, isso nos mostra que apesar do nascimento natural necessitamos passar pelo novo nascimento do alto.
Quantos de nós estamos como Nicodemos? Cegos, sem entendimento, mesmo com nossos cargos eclesiásticos, nosso conhecimento e ainda assim cegos para as coisas do alto. Em nossa caminhada cristã fomos condicionados ao ativismo religioso, condicionados a servir, realizar, fazer, mas nunca fomos ensinados a desfrutar da mesa da presença, onde aprenderemos do próprio Deus, onde nossa visão será restabelecida. A visão de Nicodemos era terrena somente para o nascimento físico. Hoje em dia a situação não é diferente.
Quando falamos da necessidade de nascer de novo, é comum ouvirmos sobre tradições familiares e religiosas, mas como um homem poderia, em qualquer sentido que se dê ao termo, nascer de novo? "Nascer da água" significa nascer fisicamente ("voltar ao ventre materno e nascer segunda vez"), mas nascer de novo significa nascer do Espírito.
Por certo, o batismo com água faz parte de nossa obediência a Cristo e de nosso testemunho de Cristo (Mt 28:18-20; At 2:41). Mas não deve ser transformado em parte essencial da salvação; de outro modo, nenhum homem ou mulher temente a Deus do Antigo Testamento teria sido salvo, tampouco o ladrão na cruz (Lc 23:39-43). Sempre houve apenas uma forma de ser salvo - a fé na promessa de Deus; o que mudou ao longo das eras foi a manifestação exterior dessa fé.
Para que o nascimento humano ocorra, é preciso haver trabalho de parto (Jo 16:21), e o mesmo acontece com o nascimento do alto. Nosso Salvador realizou um trabalho na cruz para que pudéssemos ser membros da família de Deus (Is 53:11).
É evidente que o nascimento também implica vida, e o nascimento espiritual do alto implica vida de Deus.
Assim como é impossível "fabricar" bebês, também é impossível "fabricar" cristãos! A única maneira de se tornar parte da família de Deus é pelo novo nascimento (Jo 1:11-13)
E você já nasceu DE NOVO?

.png)






Comentários